Saltar cursos disponíveis

Cursos disponíveis

Visando permitir que temas de interesse dos professores e de alunos sejam estudados em profundidade, foi criada a atividade complementar obrigatória/disciplina prática de Leituras Orientadas. Ela tem por objetivo que problemas econômicos específicos sejam alvo de estudo, por meio do aprofundamento da teoria e do avanço da discussão teórica em artigos da literatura recente e da análise empírica dos mesmos.

Visando permitir que temas de interesse dos professores e de alunos sejam estudados em profundidade, foi criada a atividade complementar obrigatória/disciplina prática de Leituras Orientadas. Ela tem por objetivo que problemas econômicos específicos sejam alvo de estudo, por meio do aprofundamento da teoria e do avanço da discussão teórica em artigos da literatura recente e da análise empírica dos mesmos.

Seminários de Orientação de Estágio - Educação Infantil

Ementa:

Orientar o aluno na elaboração do plano de estágio, discussão sobre a relação teoria e prática e a educação infantil. Produção textual e normas da ABNT para relatório de estágio. Técnicas de apresentação para bancas.

Objetivos:

- Proporcionar ao estagiário a vivência de situações reais (observação/ participação/ pesquisa/ intervenção);

- Investigar as características do Centro de Educação Infantil;

- Analisar a proposta pedagógica desenvolvida na escola de educação infantil, vivenciando as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos na disciplina;

- Elaborar propostas de trabalho relacionando o material didático a ser utilizado na regência;

- Buscar propostas alternativas para a prática educativa nas escolas de educação infantil;

- Desenvolver estratégias inovadoras de ensino/aprendizagem;

- Refletir sobre a prática e sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades desenvolvidas.

Visando permitir que temas de interesse dos professores e de alunos sejam estudados em profundidade, foi criada a atividade complementar obrigatória/disciplina prática de Leituras Orientadas. Ela tem por objetivo que problemas econômicos específicos sejam alvo de estudo, por meio do aprofundamento da teoria e do avanço da discussão teórica em artigos da literatura recente e da análise empírica dos mesmos.

Orientar o aluno na elaboração do plano de estágio, discussão sobre a relação teoria e prática e a educação nas séries iniciais com crianças, jovens e adultos. Produção textual e normas da ABNT para relatório de estágio. Técnicas de apresentação para bancas.


- Proporcionar ao estagiário a vivência de situações reais (observação/ participação/ pesquisa/ intervenção);

- Investigar as características das escolas de Ensino Fundamental – Séries Iniciais e EJA;

- Analisar a proposta pedagógica desenvolvida na escola de Ensino Fundamental – Séries Iniciais e EJA, vivenciando as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos na disciplina;

- Elaborar propostas de trabalho relacionando o material didático a ser utilizado na regência;

- Buscar propostas alternativas para a prática educativa nas escolas de Ensino Fundamental – Séries Iniciais e EJA;

- Desenvolver estratégias inovadoras de ensino/aprendizagem;

- Refletir sobre a prática e sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades desenvolvidas.

Textos de filósofos, cientistas e autores das Ciências Humanas e Sociais e em especial de fundamentos de educação. As leituras versarão sobre uma temática ou sobre um autor em particular e se constituem como a dimensão formativa das atividades de ensino com o objetivo de desenvolver estudos mais profundos sobre as temáticas propostas, assim como suprir carências de formação do currículo do curso. A bibliografia será proposta pelo Colegiado de Curso, no final do ano letivo, ao docente da disciplina, que a organizará a partir das técnicas de ensino a distância.


Objetivos Gerais:

- Pesquisar fontes bibliográficas para o trabalho docente e discente interdisciplinar, como meio de agregar conhecimento pedagógico.

Objetivos Específicos:

- Estimular a pesquisa acadêmica de temáticas do curso de pedagogia;

- Proporcionar a prática de leitura para desenvolver estudos complementares;

- Interagir conhecimentos variados;

Textos de filósofos, cientistas e autores das Ciências Humanas e Sociais e em especial de didática. As leituras versarão sobre uma temática ou sobre um autor em particular e se constituem como a dimensão formativa das atividades de ensino com o objetivo de desenvolver estudos mais profundos sobre as temáticas propostas, assim como suprir carências de formação do currículo do curso. A bibliografia será proposta pelo Colegiado de Curso, no final do ano letivo, ao docente da disciplina, que a organizará a partir das técnicas de ensino a distância.

Textos de filósofos, cientistas e autores das Ciências Humanas e Sociais e em especial de fundamentos de educação. As leituras versarão sobre uma temática ou sobre um autor em particular e se constituem como a dimensão formativa das atividades de ensino com o objetivo de desenvolver estudos mais profundos sobre as temáticas propostas, assim como suprir carências de formação do currículo do curso. A bibliografia será proposta pelo Colegiado de Curso, no final do ano letivo, ao docente da disciplina, que a organizará a partir das técnicas de ensino a distância.


Objetivos Gerais:

- Pesquisar fontes bibliográficas para o trabalho docente e discente interdisciplinar, como meio de agregar conhecimento pedagógico.

Objetivos Específicos:

- Estimular a pesquisa acadêmica de temáticas do curso de pedagogia;

- Proporcionar a prática de leitura para desenvolver estudos complementares;

- Interagir conhecimentos variados;

Textos de filósofos, cientistas e autores das Ciências Humanas e Sociais e em especial de didática. As leituras versarão sobre uma temática ou sobre um autor em particular e se constituem como a dimensão formativa das atividades de ensino com o objetivo de desenvolver estudos mais profundos sobre as temáticas propostas, assim como suprir carências de formação do currículo do curso. A bibliografia será proposta pelo Colegiado de Curso, no final do ano letivo, ao docente da disciplina, que a organizará a partir das técnicas de ensino a distância.

Textos de filósofos, cientistas e autores das Ciências Humanas e Sociais e em especial de fundamentos de educação. As leituras versarão sobre uma temática ou sobre um autor em particular e se constituem como a dimensão formativa das atividades de ensino com o objetivo de desenvolver estudos mais profundos sobre as temáticas propostas, assim como suprir carências de formação do currículo do curso. A bibliografia será proposta pelo Colegiado de Curso, no final do ano letivo, ao docente da disciplina, que a organizará a partir das técnicas de ensino a distância.